Livro

A Família











Um poeta todo família
“(...) confiando-as ao verdadeiro pai de vocês, de quem fui apenas instrumento no campo biológico num momento de arrebatamento de amor tão grande que me permitiu apossar da centelha da Vida das mãos de Deus e transmiti-la a vocês; porque tocava as raias do infinito ao receber essa suprema glória de me fazer semelhante a Deus, gerando um ser humano, assumi em contrapartida a responsabilidade tremenda de uma tutela tão dimensionada, tão integral, que a sociedade se viu obrigada a qualificá-la de paternidade; e porque cônscio da responsabilidade desse fato e reconhecendo-a, amo a meus filhos como parte integrante do meu próprio amor e não com o meu amor; esta a razão do desvelo, do interesse, do zelo, da ansiedade de ver os filhos felizes, enfim, que temos eu e sua mãe por vocês; porque vocês não são amadas com o nosso amor, vocês são amadas no nosso amor, mais até, e veja você bem, mais que na reciprocidade do nosso amor: eu amo mais a vocês do que a sua mãe e sua mãe ama mais a vocês que a mim.”


Estas autênticas palavras extraídas de uma carta enviada a uma de suas filhas, demonstram claramente o valor da família para o poeta.

Nas muitas conversas que tínhamos, ele fazia questão de dizer que a vida deve ser vivida cada momento conforme o momento da vida em que se encontra. Portanto, dizia, se é jovem, viva como tal, descobrindo o mundo que se abre à sua frente. Se solteiro, porém adulto, permeie a sua liberdade com a responsabilidade dos seus atos. Se casado, seja família, pois, você deixou de ser um para formar unidade com a sua esposa e juntos zelarem pela prole que Deus lhes tenha confiado.

Ele dizia, não necessariamente com estas palavras:

Fui menino, brinquei, pouco mas brinquei. Trabalhei muito. Sofri como muitos, mas aprendi como ninguém. Soube aproveitar da vida os ensinamentos. Quebrei a cara muitas vezes, mas nunca me acovardei, pois sempre contava com um Deus que me fortalecia. Casei maduro aos 32 anos de vida, até lá me permiti gozar a vida. Casei, tudo mudou. O homem agora era outro.

Sempre exortou a todos nós da necessidade de estabelecermos o senhorio de Deus em nossa vida. Deus acima de tudo.

Para que o leitor perceba nas suas próprias palavras esse amor intenso e essa confiança total em Deus, transcrevo abaixo um pequeno trecho de uma carta encaminhada a uma de suas filhas quando vivia uma situação difícil de doença que colocava em risco a vida de seu filho, neto do poeta:

“(...) Recebi a sua cartinha, mas estou confiante em Deus que tudo irá bem. precisamos confiar muito em Deus. nem sempre o que julgamos um grande mal, é verdadeiramente um mal. dizem que Deus nos prova, eu digo que Deus nos ama. todo o ato de Deus é um gesto de amor, amor infinito que às vezes não entendemos. parece-nos uma dor um certo acontecimento quando é apenas o caminho estreito e cheio de pedras e espinho que palmilhamos para um lugar tão esplendoroso que até depois esquecemos toda a dura caminhada. Tomemos como exemplo a minha vida: quantos tormentos tive, quantas amarguras, quantas dores, só eu posso saber, e vocês assistiram grande parte delas e sempre, sempre minha filha, ergui os olhos aos céus, me agarrei com Deus e confiei.

E sabe por que eu sofria? Porque Deus me ama e você há de dizer, que amor é esse pai? Sim Deus me ama com tão intenso amor, que me vendo sofrer tudo e tanto, recebia a minha confiança nEle como um ato de amor, uma prova de amor. E isto, filha, é a única maneira de expressarmos o nosso amor a Deus, por me amar, concedeu-me a oportunidade de me manifestar veementemente. O que nós podemos oferecer a Deus senão confiança? A oração em si nada vale se não houver confiança. Podemos dar a Deus alguma coisa? Se Deus tem tudo e de nada precisa. Nada temos de nós que não tenha sido dado por Deus; a esmola que damos, a oração que fazemos, o bem que praticamos tudo perde o valor se não tiver aquela pequenina porção de amor com que damos a esmola, com que fazemos a oração, com que praticamos as boas ações. Se também oramos ou praticamos as boas ações apenas esperando ganhar o céu, nada valem. Deus não é comerciante que barganha o céu por boas obras. Você está me entendendo? Só amor, amor confiança, sem limite, é válido. Mesmo se você apenas pedir a Deus para curar seu filho que você tanto ama apenas para vê-lo curado, para acabar com o seu sofrimento, está errado. O que é preciso é sentir, compreender que sendo Deus o Senhor de todas as coisas pode dispor de nós como bem lhe aprás; se deu a você este filho deu do que era dEle, pode até tomá-lo a hora que quiser. Os nossos filhos não são nossos, são filhos de Deus que a nós nos foram confiados. Que maravilha minha filha, que amor imenso de Deus, ter coragem de nos entregar seu filho para nós o encaminhar na vida. Que confiança em nós filha. Como Deus confia em você minha filha! Você teria essa confiança em alguém? (...)”

Esse poeta, nosso pai, sempre foi para todos nós a grande referência de um pai, esposo, cristão e cidadão.

Soube como ninguém ensinar com o exemplo de vida.

José Angelo da Silva Campos





A família em registros fotográficos



Major Alberto Morcerf Rodrigues Pereira e sua esposa Maria Carolina de Morcerf avós maternos do poeta Mário Morcerf; suas tias, Irmã Peregrina e Jandira - a Violinista da Orquestra Sacra



A Orquestra Sacra do Major Alberto Morcerf - a partir da esquerda: Antenor Agostini, Francisco Muniz de Meneses, Major Alberto Morcerf, Jandira Morcerf, Iá Morcerf, Zeza Morcerf, Rejane Morcerf (servas de Maria) e Gilda Morcerf




Cronge Morcerf, em 1922, Tio do Mário Morcerf



Irmã Maria Peregrina de Jesus, Tia do Mário Morcerf




As Irmãs de Caridade Terezinha e Ana Rosa, Tias do Mário Morcerf






Jandira Morcerf, Tia do Mário Morcerf




A mansão do Major Alberto Morcerf, obra do Século XIX - Construida no Largo da Matriz em Eugenópolis/MG









Teófilo Campos da Silva, Pai do Mário







Alice Morcerf Campos, Mãe do Mário







A partir da esquerda, a mãe, a avó e a irmã do Mário: Alice Morcerf Campos, Maria Carolina de Morcerf e Maria de Lourdes Morcerf Campos.







Mário com sua irmã Maria de Lourdes.







Mário e Odete, ainda solteiros.








Casamento do Mário Morcerf Campos e Odete Silva Campos, na Igreja Matriz de Castelo/ES em 26 de janeiro de 1945.







Um pouco da família, em São Mateus/ES, a partir da esquerda: Odete com José Antonio no colo,  Mário, Maria Helena, Maria Rejane, Luiza Alice, Maria de Fátima e Maria Odila.









 
 A família - foto da cerimônia de homenagem à mãe do ano de 1967, no Clube dos Sessenta, em Castelo/ES.
A partir da esquerda: Maria Odila, Maria de Fátima, Maria Helena, José Antonio, Odete e Mário, Luiza Alice, Maria Rejane, Maria Izabel,  Maria Tereza, Maria Celina, José Angelo e Maria Cristina.










A Prole




Filhos: 




 Luiza Alice Campos Calegari
 Casada com José Calegari; mãe de Cristiano (casado com Simone ), Giuliano, Giovana (casada com Estevão) e Luciana; avó de Maria Luisa e Ana Laura.









Maria Helena da Silva Campos Cruz
Casada com Milton da Cruz, mãe de Patrícia(casada com Luciano)  e Alexandre.










Maria Odila da Silva Campos









Maria de Fátima da Silva Campos
Mãe de Rossano (casado com Fabiana ); Fabrício (casado com Cristiana) e Fabiano (casado com Cibele); avó de Rafaela e Gabriel.











Maria Rejane da Silva Campos












José Antonio da Silva Campos
Casado com Jane Eyre Vargas Campos; Pai de Rodrigo, Marcelo e Mariana.








 

Maria Tereza da Silva Campos
Mãe de José Emerson e Maria Fernanda.











 


Maria Izabel da Silva Campos
 Mãe de Letícia (casada com Norival), Anderson e Lucas; avó de Nicolas.









Maria Celina da Silva Campos
Casada com Ilton...; Mãe de Mayara e Nayana.












José Angelo da Silva Campos
Casado com Tereza Cristina Casagrande Campos.













Maria Cristina da Silva Campos
Casada com Juvenal Stanzani; mãe de Luiz Ernesto, Bruno e Sofia.







Netos:





Cristiano casado com Simone









Giuliano







Giovana casada com Estevão








Luciana











Patrícia casada com Luciano








Alexandre











Rossano casado com Fabiana










Fabricio casado com Cristiana






Fabiano casado com Cibele









Rodrigo








Marcelo









Mariana











José Emerson







Maria Fernanda









Letícia casada com Norival














Anderson







Lucas








Mayara










Nayana









Luis Ernesto








Bruno








Sofia






Bisnetos:


Alice filha do Fabricio
 
 
 
 
 
 
 




Ana Laura filha do Cristiano








Maria Luisa filha da Giovana







Rafaela filha do Fabiano








Gabriel filho do Fabiano








Nicolas filho da Letícia







7 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, tudo muito bem feito e emocionante de se ver.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por preservar estas lembranças de sua família.Abraços para você e a Cris.

    ResponderExcluir
  3. Giovana Campos Calegari Pinheiro29 de janeiro de 2013 às 22:39

    Adorei parabéns Tio Zé, muito bem feito e muito emocionante ver fotos dos antepassados e ver de onde viemos, parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns José Angelo!!! Um resgate muito lindo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Lindo blog. Linda homenagem José Angelo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog.
    Parabéns à família do Sr. Mário Morcef Campos. Se conhece um homem pelo legado dos filhos!!!!!Deus os abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  7. Aprendi muita coisa com Sr. Mário
    Lembro quando me chamou atenção pela (única vez).
    Tem alguém aqui fazendo aniversário !!! Perguntei, porque???
    Porque você deu bolo na minha filha, você não apareceu ontem. rsrsrs

    Sem dúvida um grande homem !!! Com uma Linda Família. Não é coincidência que todos os filhos são de qualidade !!
    Deus os abençõe sempre!!! Abraços.

    Teobaldo Carreiro

    ResponderExcluir